26 junho 2005

Aquecimento global, uma questão ainda em aberto

Salve, Pessoal! Tomei a liberdade de traduzir um artigo publicado no New York Times, que julguei ser de interesse geral. Lá vai:

24, de junho de 2005
Pesquisadores Dizem que Indícios nos Oceanos Apontam para um El Niño de um Milhão de Anos
Por KENNETH CHANG

Da última vez em que a Terra se aqueceu, o Oceano Pacífico pode ter ficado preso em um padrão do tipo "El Niño" que durou mais de um milhão de anos, revelaram ontem os cientistas.

"Isto é uma indicação de que temos que nos focalizar em como "El Niño" pode mudar com o aqueciemento global", disse o Dr. Michael W. Wara, que realizou uma pesquisa durante seu curso de pós-graduação na Universidade da Califórnia em Santa Cruz. As descobertas foram publicadas ontem no Web Site do Journal Science.

Durante a primeira metade da era conhecida como Período Plioceno, entre 4,5 até 3 milhões de anos atrás, as temperaturas globais apresentavam uma média cerca de 5° F (cerca de 2,8°C) mais altas do que as temperaturas médias atuais. Assim sendo, os cientistas procuram no Período Plioceno por indícios sobre como a tendência atual de aquecimento global podem afetar o clima.

As águas da superfície do Pacífico Oeste estão, agora, usualmente cerca de 10°F (5,5°C) mais quentes do que as do Pacífico Leste. Mas, durante o fenômeno "El Niño", os ventos de Leste para Oeste desaparecem em as águas mais quentes se espalham na direção Leste, causando uma mudança nos padrões climáticos.

O Dr. Wara e seus colegas estudaram as camadas de plâncton retiradas do miolo de duas sondas de perfurações feitas no fundo do oceano, uma do Pacífico Oeste, próximo da Indonésia, e uma do Pacífico Leste, próxima das Ilhas Galápagos.

As camadas são compostas principalmente por carbonato de sódio, mas, ocasionalmente, contém um átomo de Magnésio em substituição a um de Cálcio. Essas substituições ocorrem com mais freqüência em águas mais quentes, portanto, medindo-se a quantidade de magnésio se pode calcular a temperatura na qual o plâncton viveu.

Os dados indicaram que são um indício de que as temperaturas das águas do Pacífico Leste e Oeste eram mais próximas durante o Plioceno, tal com durante um "El Niño", disseram os pesquisadores.

Em um paper publicado na Science, três meses atrás, entretanto, dois pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, usando a mesma técnica em amostras dos mesmos núcleos de sonda, chegaram à conclusão oposta. Os cientistas de Oxford disseram que, durante o Plioceno, as águas do Pacífico Leste eram muito mais frias.

A Dra. Rosalind E. M, Rickaby, uma das autoras do paper anterior, sugeriu que os resultados apresentados pela equipe de pesquisadores de Santa Cruz podem ter sido distorcidos pela presença do magnésio na cápsula das células. Os pesquisadores de Santa Cruz replicaram que suas conclusões eram mais embasadas porque teriam realizado um número muito maior de medições.

O Dr. David Lea, um professor de Ciências Geológicas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, declarou: "Ponderando os fatos, eu penso que os indícios provavelmente dão mais apoio ao segundo paper, mas não penso que isso seja definitivo". O Dr. Lea, que não esteve envolvido com qualquer uma das equipes, disse que, a medida em que os cientistas analisarem as amostras mais acuradamente e procurarem em locais adicionais, o caso ficará mais esclarecido.
© The New York Times, 2005

Em resumo, as amostras são poucas e os resultados contraditórios. Mas as conseqüências de um "El Niño" de um milhão de anos, não é uma matéria de menor importância.

Cadeia, no Brasil, foi feita pra cachorro...

Nota extraída da Coluna do Gaspari em "O Globo" de 26/06/2005.

Publicado em 26 de junho de 2005 Versão impressa
Elio Gaspari

[...]

Retardatário

Por determinação do procurador Mário Lúcio Avelar, foi preso em Brasília e posteriormente transferido (algemado) para Cuiabá o engenheiro Antonio Carlos Hummel, diretor de Florestas do Ibama.

Acusado de tenebrosas traficâncias era a maior autoridade a bordo entre os 93 passageiros do camburão da Operação Curupira.

Quando o procurador soube que a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, não queria falar do funcionário por não ter visto o inquérito onde estariam listadas as acusações contra ele, o doutor Avelar respondeu: “Se ela quiser, eu envio para ela. Já mandei uma cópia para a Polícia Federal, é só ela pedir e vai entender tudo”.

Um dia depois, o procurador pediu a libertação de Hummel. O engenheiro, com 23 anos de ficha limpa no serviço público, gramou quatro noites na cadeia.

No último dia 7 a Comissão de Processo Disciplinar instaurada no Ibama, solicitou ao procurador uma “cópia integral” do inquérito. (Ofício CPAD n 1/2005.)

[...]

O que está faltando ao Eminente Procurador Mário Lúcio Avelar é um processo criminal por "Denunciação Caluniosa" (crime previsto no Código Penal), devidamente agravado por se tratar de Funcionário Público em exercício da função, por ter sido praticado de maneira torpe e cruel, por ter exposto o Engenheiro Hummel à humilhção pública sem provas.

O que está faltando à Polícia Federal (e, de resto, às Polícias do Brasil em geral) é a proibição do uso de algemas e por qualquer um na "caçapa" do "camburão", e cadeia em quem fizer isso! Essa merda de país não é Estados Unidos!

O que está faltando é um processo criminal e de impeachment contra o Juiz que expediu o Mandato de Prisão sem analisar os "elementos de convicção" no Pedido do Pulha do Procurador.

E é essa merda que passa por "justiça" no Brasil.

24 junho 2005

Do mal de ser "espertinho"

Salve, Pessoal! O Daniel no seu BLOG (o link está aí do lado) mas os mais apressadinhos podem ler As coisinhas interessantes de hoje... , fala da "crise política" do Brasil, vista do ponto de vista de quem está "do lado de fora".

Eu só vou dizer mais uma coisa, porque essa porcaria já me enjoou de tal forma que eu nem ligo mais para o que vai dar: na hora em que o FHC reuniu os candidatos à presidência e deu-lhes conhecimento dos termos do acordo com o FMI, se o PT tivesse um pingo de vergonha na cara, tinha caído fora. Mas resolveram continuar no páreo, porque tinham chance de ganhar. Ganharam... Agora, quem quiser, vá ao dicionário ou à enciclopédia e procure o significado do verbete "Vitória de Pirro".

Quando eu era milico da ativa, no fim do governo Geisel, circulou pelos quartéis uma mensagem do próprio Presidente, explicando que "não havia mais condições de os militares permanecerem no governo da nação e que haveria uma transição para um governo civil". Trocando em miúdos: o Brasil estava "quebrado", o "milagre brasileiro" tinha dado chabú, e estavam procurando um civil para pegar o "mico preto". Seria bem feito se o otário do Maluf tivesse pegado o mico, mas sobrou para o José Roubamais Ribamar Sarney.

Agora, quem ficou com o mico do 171 político do FHC, mantendo a falsa paridade com o dólar, até ser reeleito, foi o bestalhão do Lula. E quem vai pagar o mico somos todos nós... Podem fazer a CPI que quizerem... Enquanto as atenções estiverem nas CPIs, o Meireles continuará a endividar o Brasil e enriquecer os bancos. Se você pensa que tirar o Lula do Planalto, na próxima eleição vai resolver alguma coisa, é melhor ler o artigo Por que pessoas espertas defendem más idéias, traduzido por este Blogger aqui. Você vai estar "raciocinando no nível errado". Tanto faz quem ocupa a cadeira: o que importa é quem realmente manda!

Ou você é tão otário que pensa que, durante a "Ditadura", quem mandava eram os Generais?

20 junho 2005

Chame o ladrão!!

Salve, Pessoa!
"...era a dura, eu uma muito escura viatura,
minha nossa, Santa criatura,
Chame o ladrão! Chame o ladrão!..."
Chico Buarque de Hollanda,
Aliás "Julinho da Adelaide"


Como visto nas matérias anteriores, os Legisladores são todos uns corruptos que se vendem por qualquer trocado, os Juízes ou são simplesmente incompetentes, ou são incompetentes e arrogantes, a Receita Federal tem como objetivo principal arrancar qualquer tostão do cidadão e tembém é corrupta, a Polícia, seja Federal, Estadual ou uma Guarda Municipal, está aí para achacar o cidadão, formar grupos de extermínio ou acobertar grandes bandidos.

Como eu não sou um Banco, sou apenas mais um brasileiro insatisfeito, decepcionado, revoltado, endividado e (o que é pior) vascaíno... Bom, pelo menos no Eu, Rico e Me Rindo Eurico Miranda, eu não votei...

Me vem à memória um senhor, com cara de ser a mesma coisa que eu (Militar Reformado), que exibia, no Grajaú, uma camiseta com os dizeres: "Não sustento vagabundos. Eu voto nulo!" Me deu pena de dizer para ele: "Lamentavelmente, companheiro, você está errado! Você apenas não escolhe qual vagabundo você vai sustentar..."


Como já dizia Berthold Brecht (Galileo): "...infeliz do povo que precisa de heróis"... Eu nem acho que a gente precise de um "herói": bastava um cara decente... Parecia que o Lula era esse "cara decente", mas, na melhor das hipóteses, ele é decente e otário... Parce o Saturnino Braga que, quando foi Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, ficou conhecido como "o homem que desmoralizou a honestidade": honesto, ele foi; totalmente inoperante, também...

Desde a metade do século passado, pelo menos, que eu ouço: "O Brasil é o país do futuro!..." Já se passaram mais de 55 anos, e esse "futuro" está cada vez mais sombrio. É tudo para "amanhã", "na semana que vem", "depois que acabar a greve", "depois que a CPI acabar", "no próximo mandato" e por aí a fora...

"Os otimistas acham que todo o mundo vai acabar comendo merda; os pessimistas acham que a merda não vai dar para todo o mundo".

Eu me incluo entre os pessimistas...

16 junho 2005

Da "pizza" à cerveja...

Salve, Pessoal! Como são curiosas as "coincidências"...

Eu, que não sou nehum Sherlock Holmes, nem tenho uma rede de Baker Street Irregulars, já sabia, há, pelo menos, três anos que a Schincariol sonegava brabamente os impostos. A Receita Federal e a Polícia Federal caíram de porrada na Schin, ontem. "Resultado de quatro anos de investigações", disseram...

Curiosamente, ontem mesmo o CADE autorizou a fusão da AmBev com aquela multi com sede na Bélgica...

Quem conhece os "sacoleiros" que vão a Foz do Iguaçu, sabe qua a ABRINQ financia (e não é pouco dinheiro, não!) a "Operação Papai Noel". Os fiscais da Aduana caem de pau em cima dos sacoleiros! Mas só quando recebem um "adicional natalino" fora da folha de pagamento!

Na minha classificação das atividades abjetas, o Coletor de Impostos, vem quinze pontos abaixo do Meganha, e três abaixo do Carrasco (este só tira sua vida uma vez; os Coletores de Impostos são vampiros atracados na sua jugular pela vida inteira).

Quid custode ipsos custodes?

Atualizando em 18/06:

Extraído da Coluna do Ancelmo Góes de "O Globo" desta data:


Cerveja quente

O deputado Rodrigo Maia, intrigado com o espetáculo do crescimento, entrou com um pedido de investigação.

Nos dois dias anteriores à operação da PF na Schincariol, enquanto a bolsa caía, as ações da AmBev subiam 5% mais 5%, numa alta acumulada de 10%.

15 junho 2005

Lá vem a foice!...

Salve, Pessoa! Se eu disser que a coisa "não podia estar pior", vem o Capeta e prova que eu estou errado! Então, eu não vou dizer. [nem esta merda do blogger.com quer funcinar, hoje!...]

Mas, consideremos o que vem acontecendo por aí, e vamos ver se a coisa não está preta (é!...eu não sou politicamente correto!...)

Dos escândalos de Brasília e adjacências, temos muitas constatações a tirar. Mas a que me parece mais importante é: quem disse que o Lula não tinha preparo para ser Presidente, infelizmente, estava correto! Ele se sujeitou a assumir a presidência, sabendo que teria que cumprir o acordo do FHC com o FMI. Por que será que o maior economista do PT, o Mercadante, não quis fazer parte do ministério? Por que ele preferiu a cômoda posição de Senador? Meu palpite é que ele não quis se queimar (afinal, ele é o recordista de votos no Brasil). Aí, quem é que o Lula chama para Ministro da Fazenda? Um cara cujas principais credenciais são: ser formado em medicina e ter sido prefeito de uma cidade do interior de São Paulo. E é esse cara que vai discutir com o preposto do FMI, o Meireles (que é, inclusive, filiado ao PSDB). Vai dar certo? Vai... Que nem o Passarella ser técnico do Corinthians...

Quando o nome de um ex-assessor do Palloci surgiu associado ao assassinato do César Daniel, abafaram o caso... O Palloci veio a público dizer que tinha demitido o cara, por conta de suspeitas que nem tinham ficado provadas, de negócios escusos... E ficou por isso mesmo... Quando surgiu o "caso Waldomiro", o Zé Dirceu (que o pulha do Jefferson alcunhou, com muita felicidade, de "Rasputin") tinha passado a batata quente para o bobo do Aldo Rabelo. E pôs a culpa da indicação do Waldomiro nos Garotinho (que também não valem nada; mas será que o Dirceu não sabia disso?).

Agora o Jefferson resolveu dar uma de "Encouraçado Bismark": vai afundar atirando... Um colega meu de trabalho, na Marinha, que estava fazendo "estágio forense" (de estudante de Direito, para escapar da Prova da OAB) e era "macaca de auditório" da, então, Juíza Denise Frossard, foi assistir um julgamento em Tribunal do Juri, presidido por ela, na qual o Escadinha estava sendo julgado por um homicídio. Quando interrogado sobre sua profissão, Escadinha respondeu: "sou traficante de drogas". Aí, a Juíza se dirigiu ao Juri e esclareceu: "Estão vendo, senhores? Ele declara que é traficante de drogas. Mas não está sendo julgado aqui por isso. Mas, se ele admite que é traficante, então tudo que ele disser deve ser verdadeiro. Só que eu alerto os Senhores Jurados: pela Lei, o Réu não é obrigado a dizer a verdade". Para mim, o Jefferson está dando uma de Escadinha: "eu sou corrupto, sim! só que os outros são mais corruptos do que eu!".

O Comentarista da Globo, Alexandre Garcia, observou que, nos depoimentos de ontem, ficou a nítida impressão de que todos os que faziam acusações, diziam a verdade, e que todos os que se defendiam, diziam mentiras.

Mudando de assunto (aparentemente) eu reclamei, junto ao Banco Central, que a Caixa Econômica Federal tinha aumentado a taxa de emissão de DOC pela Internet (onde você faz todo o serviço para o Banco, e eles lhe cobram por isso) de R$ 5,00 para R$ 6,00. Pombas, João! Deixa de ser muquirana! É apenas um real.... apenas um real, a pôrra! São 20%! E um aumento de 20% é um puta aumento! Resposta do BACEN: o então Ministro da Fazenda, em 1999 (no governo do FHC, portanto) baixou um Decreto liberando os bancos para cobrar as taxas que quisessem... (ou seja, vá se queixar ao Bispo!...). Tá bem!.... E porque a pôrra do Palloci não revogou esse Decreto? Os lucros dos bancos já estão nos cornos da Lua, junto com as dívidas dos brasileiros. E o governo do PT? Nada?... Bela "defesa do trabalhador", né?!... Pelo menos, o Ministério Público recebeu minha denúncia de que os bancos subiram, a uma, as taxas de serviços e vão investigar se não é "formação de cartel". Pode ser que não dê em nada, mas, pelo menos, alguém que recebe dos meus impostos se dignou a tirar a bunda da cadeira e ir verificar! Palmas para o MP!

Enquanto isso, no resto do mundo (gostaram da expressão: "resto"?...) o que se vê? A França e a Holanda rejeitaram a Constituição Européia. Claro: franceses e holandeses se equiparando a portugueses e turcos? Nem pensar!... Agora, imagina se o bendito Mercosul vai funcionar?

Os gringos estão cada vez mais entregues ao fundamentalismo religioso. E cada vez mais hipócritas (droga, eu estou me repetindo...). Mantém um Gulag em Guantánamo, sob a alegação de que os prisioneiros, lá, não são protegidos pela Convenção de Genebra. E proíbem a exibição de fotografias do referido campo de concentração, alegando que a Convenção de Genebra defende a privacidade dos presos! Ou seja, quando convém, a Lei da Gravidade funciona, e a água desce o morro. E, quando não convém, revoga-se a Lei da Gravidade e edita-se uma Medida Provisória para que a água suba a montanha!

No Oriente Médio, continua todo o mundo brigando com os Judeus e os Americanos. Quando não têm um judeu ou um americano para detonar, eles explodem umas bombas no próprio povo, só para praticar... Daqui a pouco, Mohamed vai sair da tumba distribuindo porrada!

No Extremo Oriente, o Japão continua na mesma, e a "bola da vez" é a China neo-capitalista. Se alguém se desse ao trabalho de ler James Clavell ("Tai Pan" e "A Casa Nobre"), desconfiaria... A China não deixou de ser comunista. Quando eles tiverem absorvido a tecnologia e as indústrias estiverem no nível que eles querem, quem garante que eles não vão dar uma banana para os gringos? Quem viver, verá... (eu provavelmente, não...)

Para qualquer lado que você se vire encontra: corrupção nos serviços públicos; indiferença dos poderosos; pretensos sábios "cagando goma" sobre assuntos abstrusos, fundamentados em puro "achismo"; e uma multidão de cagões, que têm medo de pensar pela própria cabeça, e que correm para o primeiro sacerdote que lhe disser: 'meu filho, não se preocupe se aqui na Terra você é um fodido... No céu você vai morar em uma cobertura de frente para a praia (por um certo preço, em moeda terrestre, é claro...)". Ou então, a tese budista: "Essa realidade que está te aporrinhando, te tornando infeliz e roendo suas entranhas, é apenas uma ilusão! Você tem que meditar (e meditar, e meditar...) para se livrar dessa ilusão e se unir ao "vazio", onde nada existe e todo o mundo é feliz!". Com todo o respeito: não fode! O sertão não vai virar mar, nem o mar virar sertão! E, além disso, no mar, você morre afogado; no sertão, você morre de sede!

O pior é que as respostas estão bem aí, na cara de todo o mundo. Mas:

"Chi vó, non pó; chi pó, non vó; chi sá, non fá; chi fá, non sá; e, cosi, male il mondo vá".

Atualizando em 16/06:

O Lula disse que quer que seu governo "somente seja avaliado quando terminar". Ok, Lula! Só falta dizer quando ele vai começar!....

08 junho 2005

Deu no Le Monde...

Salve, Pessoal! Lá vai uma tradução de um artigo publicado no Le Monde na edição de 09/06/05.
No Brasil, sobre um fundo de escândalos, o Presidente Lula abriu o 4° Fórum Global Anti-corrupção


SÃO PAULO (correspondente)


As revelações se seguem e se parecem: durante vinte dias, os brasileiros foram avassalados por informações preocupantes sobre casos de corrupção de altos funcionários. Tudo começou com uma fita de vídeo, mostrando um dos diretores do Serviço de Correios, filmado, sem o saber, embolsando 1.000 euros em pequenos amarrados de notas, enquanto explicava que remetia essas somas ao PTB, o Partido Trabalhista Brasileiro (populista de direita), aliado do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros testemunhos, mais ou menos voluntários, trouxeram detalhes sobre as "comissões" levantadas em outros serviços públicos pelo PTB, que nega tudo. As acusações feitas em resposta do presidente do PTB. Roberto Jeferson, que denunciou as "mensalidades" dadas a certos deputados pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no poder, esquentaram mais ainda o clima. Desta vez, elas afetavam o presidente Lula.

Os mercados financeiros mostraram sua inquietação com um nítido recúo nas transações na Bolsa de São Paulo. E a opinião pública, já abalada por denúncias anteriores contra três ministros de um governo de centro-esquerda, que, se acreditava, lutava contra os corruptos, balançou. Uma pesquisa de opinião do jornal Folha de São Paulo mostrou que 65% dos entrevistados acreditavam que a corrupção afeta o poder executivo.


Para sair-se desse contexto pesado, o presidente brasileiro aproveitou, na terça-feira 7 de junho, a abertura do 4° Fórum Global de Luta Contra a Corrupção, para reafirmar seu engajamento. Pondo à frente sua "biografia" e seu "patrimônio moral". o Sr. Lula da Silva prometeu uma investigação séria, durante a qual ele "não protegerá ninguém, mesmo que tenha que tenha que cortar a própria carne", isso a despeito do contexto eleitoral: a eleição presidencial está prevista para outubro de 2006.


Organisado pelas autoridades brasileiras, pela "Transparency Brasil" (filial da ONG "Transparency International", com base em Berlim) e pelas Nações Unidas, esse fórum, que deve terminar em 10 de junho, tem como tema "Das Palavras à Ação".

Agir contra a corrupção "é exatamente o que o governo faz", afirma a secretária nacional de justiça, Cláudia Chagas, que atribui a recrudescência desses casos, evocados pela imprensa, "ao combate travado pelas autoridades que mantém o público informado" e exibe números. Em dois anos a polícia federal, reequipada e reforçada com 3 000 novos agentes, realizou 76 operações de grande envergadura; 46 delas desmantelaram esquemas de corrupção e permitiram a prisão de 819 pessoas, entre as quais juízes, policiais e funcionários.


MAL CRÔNICO

Uma das mais espetaculares é, sem dúvida, a operação "Anaconda", lançada em outubro de 2003, contra um grupo de juízes e policiais federais, advogados e homens de negócios que negociavam sentenças com os malfeitores. Dois anos após, o juíz Rocha Matos e seus comparsas foram todos condenados.

Oficialmente, o númerode funcinários corruptos excluídos entre 2002 e 2004 passou de 30 para 53. Mas a administração brasileira sofre de um mal crônico: 20 a 25 mil altos responsáveis chegam a seus postos por nomeação do poder executivo. O jogo político permite, assim, que cada partido reclame uma espécie de quota-parte, em função de seu apoio à maioria parlamentar. Daí essas ligações suspeitas entre os altos funcionários dos correios e o PTB. A título de comparação, nos Estados Unidos, o poder executivo nomeia 9 mil altos funcinários.

"Este mecanismo alimenta o clientelismo, o nepotismo e as "caixas pretas" dos partidos", denuncia a deputada Denise Frossard do Partido Popular Socialista (PPS, ex-comunista). "E a chantagem entre o executivo e o legislativo se repete a todos os níveis da federação brasileira", acrescenta ela. Para ela, os concursos seriam o suficiente para eliminar essa brecha aberta para a corrupção. Denise Frossard é uma juiza aposentada que ganhou experiência ao julgar vários processos de corrupção, "mesmo que, na época, me faltassem muito leis específicas" disse ela.

Atualmente,, mesmo que a justiça seja muito lenta, o Estado dispõe de textos precisos sobre lavagem de dinheiro, crimes de "colarinho branco", a resposabilidade fiscal dos eleitos e sobre a repatriação de fundos escondidos em paraísos fiscais. Mas a Fundação Getúlio Vargas (de estudos econômicos) estima que entre 3 r 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro se perde na corrupção.

"O Brasil não é mais corrompido do que qualquer outro país em desenvolvimento", assegura Cláudio Abramo, diretor da filial brasileira da "Transparency International". Mas ele observa que limitar o combate à repressão e à justiça, é insuficiente, sendo a busca de provas difícil e onerosa. "O Estado deve ser reformado para eliminar as falhas através das quais a corrupção se infiltra", disse ele, pedindo transparência em todos os níveis da adminsitração e nas despesas de toda a federação e seus 5 652 municípios.

Annie Gasnier

Artigo publicado na edição de 09/06/05

Preciso dizer mais alguma coisa?...

Justiça????

Salve, Pessoal! Transcrito do Plantão do O Globo on-line:
8 de junho de 2005 Versão on line
PLANTÃO
08/06/2005 - 10h52m
Procurador-geral diz que MP vai ao STJ contra absolvição de Naya

Globo Online

RIO - O procurador-geral de Justiça do estado, Marfan Vieira, anunciou nesta quarta-feira, em entrevista à Rádio CBN, que o Ministério Público vai recorrer ao Tribunal de Justiça (TJ) do Rio e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) da sentença da 7ª Câmara do TJ que absolveu o empresário Sérgio Naya do desabamento do Palace II, em 1988. Na queda do edifício, construído pela empresa de Naya, morreram oito pessoas.

Marfan Vieira rebate a informação de que o MP teria errado ao mudar, no recurso apresentado à sentença em primeira instância, a tipificação do crime de Naya de doloso (com intenção) para culposo (sem intenção). Esse foi o argumento usado pelos desembargadores do TJ para justificar os 5 votos a 0 a favor da absolvição do empresário. Segundo eles, a alteração não pode ocorrer nos processos que chegam à segunda instância. "O caso deve ser encarado tecnicamente. Na denúncia apresentada pelo MP (...), não há nenhuma menção ao tipo culposo. A desclassificação ofende o princípio da correlação entre a denúncia e a sentença, ou seja, (...) a defesa não teve a oportunidade de apresentar defesa", destacou a relatora, Elizabeth Gregory. Marfan diz, por sua vez, que não foi o MP, mas a 5ª Câmara, que desclassificou o crime para culposo.

- É claro que não construímos a acusação de que o empresário teve intenção de derrubar o prédio. Portanto, não é doloso nesse sentido. É caso de dolo eventual. Sabendo das deficiências do prédio, inclusive algumas visíveis, e construindo pilares capazes de suportar metade do peso que o prédio tinha, ele (Naya) podia prever o resultado e assumiu o risco de produzir esse resultado - explica Marfan.

O procurador-geral acrescenta:

- Ainda que não se entenda assim, no mínimo por um crime culposo ele tem que responder, não pode é ser absolvido. O MP vai recorrer. O que não se pode é deixar que empresários inescrupulosos, construtores de castelos de areia, que ceifam vidas, fiquem impunes.

Marfan Vieira está convicto de que a decisão judicial a favor de Naya será revertida. O MP vai apresentar embargo de declaração no próprio Tribunal de Justiça e depois levar o caso ao STJ.

Nesta terça, por unanimidade, a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio absolveu Naya e o engenheiro Sérgio Murilo Domingues do crime de responsabilidade pelo desabamento do Palace II. A decisão manteve a sentença dada em primeira instância e anulou o acórdão da 5ª Câmara Criminal do TJ, que em 2002, ao julgar a apelação do Ministério Público, havia condenado os réus a dois anos e oito meses de prisão.
Cadê a Associação dos Magistrados do Brasil? Cadê a OAB? Cadê a Justiça no Brasil?

07 junho 2005

O eterno problema da Eduacação

Salve, Pessoal! O Daniel publicou no seu BLOG em 06 de junho, os seguintes links que falam sobre o problema da educação no Brasil (de Cláudio de Moura Castro: A culpa é do tataravô e de Geraldo Mendes dos Santos: A educação como base do desnvolviemtno sustentável).

Estes dois artigos lançam uma luz necessária sobre o technology gap que assola os países terceiro-mundistas, em especial o Brasil. O problema da Educação apresenta muitas facetas e não é, como parece a primeira vista, algo tão fácil de resolver.

Para dar um pouco de perspectiva histórica sobre o assunto, quando eu era um estudante do Curso Primário (atualmente chamado de 1º Grau, mas sem o 5º ano, o famoso "Admissão"), na década de 1960, o Brasil tinha mais do que a metade de sua população analfabeta. Nesses últimos 45 anos, diversos movimentos e iniciativas para erradicar o analfabetismo foram realizados e a proporção de pessoas totalmente analfabetas realmente caiu muito; e foram substituídos pelo que se denomina analfabeto funcional, um sujeito que desenha o nome e é capaz de, com muito esforço, ler placas de rua, alguns outdoors, mas não consegue ler um manual de instruções, consultar um dicionário, ou mesmo escrever algumas linhas em português claro.

Só que, enquanto nós lutávamos para conseguir que a população pudesse ter este mínimo de conhecimento, o progresso tecnológico passou a exigir mais do que a simples capacidade de garatujar o próprio nome na linha marcada com um x. (Até para gari estão exigindo o 2º grau completo — o que, convenhamos, é um exagero: para varrer ruas não é preciso sequer saber ler). Resultado: todo o esforço realizado durante 45 anos, praticamente não serviu para nada!

Por outro lado, como ressalta o primeiro articulista, o problema do declínio da qualidade da educação não é recente: ao contrário, é algo que vem dos tempos do Império. E não pensem que este problema se restringe ao Brasil: o escritor Robert A. Heinlein diz a mesma coisa a respeito dos Estados Unidos. A diferença é que, nos países de primeiro mundo, o enriquecimento das camadas do proletariado levou: um, a que elas se tornassem menos prolíficas; dois, a que elas tivessem acesso a um grau de escolaridade maior. Em suma: menos pobres e mais escolas de bom nível (mesmo que esse nível venha decrescendo). E, nas camadas mais elevadas do ensino, a disponibilidade de recursos nesses países atrai os melhores cérebros dos países subdesenvolvidos "em desenvolvimento".

Outra faceta do mesmo problema é o Raciocínio Imediatista (conforme exposto no artigo de Scott Berkun, publicado neste BLOG em 31 de maio). Para dar um exemplo bem crú, como é que você vai convencer uma menininha de programa, que fatura até R$ 500,00 por noite, que ela deve se matar de estudar, passar em um vestibular e se formar professora, para ganhar um salário mínimo de R$ 300,00 por mês?!!! Claro que a pequena prostituta de 12 ou 13 anos, quando e se chegar aos 30, vai estar acabada para a profissão e continuará burra como uma porta. Aí, sim, ela vai se tornar manicure, balconista, preenchedora de bilhetes de passagem rodoviária, ou qualquer outro menial job a seu alcance...

Por sua parte, o Sistema Educacional também contribui para afastar os estudantes do conhecimento. Paul Simon foi particularmente genial ao por na letra de Kodachrome: "when I think back of all the crap I learnt in High School, it's a wonder that I can still can think att all". No velho site "Quermos Saber" do Instituto de Física da Universidade Federal do Ceará, um vestibulando de Direito perguntou "para que ele quereria saber o Número de Avogadro?". No site atual, na Seção de Química, um estudante de Física pergunta "por que a química de segundo grau dá tanto ênfase à decoreba?". Acompanhando os estudos de meu filho, no 2º grau, eu aprendí que a ponta de um osso se chama "epífise" (puxa! que sapiência!). O que passa por ensino de Língua Portuguesa é uma decoreba infeliz de funções sintáticas e estilos literários, e as provas, principalmente as de "interpretação de textos", são um puro exercício de sadismo de professores de português. [ Exemplo: a famosa frase de Fernando Pessoa: "Navegar é preciso; viver não é preciso", pode ser interpretada de duas maneiras diferentes: "Navegar é necessário; viver não é necessário"; ou "A navegação é um ato de precisão (acurácia); a vida é incerta". E agora, José? Qual das duas interpretações o calhorada quer?] Quanto a História e Geografia... bom, deixa pra lá... Mas o fato é que toda a estrutura do ensino parece unicamente dirigida a dar emprego aos licenciandos desta ou daquela matéria, não a transmitir conhecimentos...

E, não podemos deixar de lado a questão política: eleitores esclarecidos provavelmente não elegeriam os capadócios, escroques e pilantras que compõem a "Classe Política" do Brasil. Então, quando a Senadora Heloisa Helena propõe que se ponha na Constituição o direito à pré-escola (para forçar o governo a olhar para essa importantíssima área da educação que sempre foi negligenciada), o Senado aprova por unanimidade e o governo se põe em marcha para barrar a Emenda na Câmara, por conta do controle dos gastos públicos! Venda o Airbus, Lula! Para de aumentar os juros, Meireles! Para de reter verbas e depois distribuí-las para comprar votos contra a CPI dos Correios, Palloci!

Em suma... Como dizia Capistrano de Abreu:

"A Constituição Brasileira só deveria conter dois artigos:

Art. 1° - Todo Brasileiro é obrigado a ter vergonha na cara;

Art. 2° - Revogam-se as disposições em contrário."

05 junho 2005

Até o Ministério Público...

No BLOG do Daniel (o link está aí do lado) ele menciona um artigo publicado no BLOG Ciência em Dia, sob o título Guardar célula-tronco de bebê é enganação? Nesse artigo é mencionado que o Procurador Geral da República, Cláudio Fontelles, pretende entrar no Supremo Tribunal Federal com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a parte da Lei de Bio-Segurança que permite o uso de embriões humanos em pesquisas, sob o argumento de "defesa da vida".

Da vida de quem Sr. Fontelles? Das milhares de pessoas que podem ser beneficiadas com as pequisas sobre células tronco, ou da suposta vida dos embriões guardados em criogenia por mais de cinco anos?

Como Procurador Geral, Sr. Fontelles, o Sr. tem deixado muito a desejar... Investigar casos de corrupção, já denunciados na imprensa, não é mais que sua obrigação. O Sr. ganha dos cofres públicos para defender os interesses e os direitos do Cidadão Brasileiro e não me consta que um embrião congelado seja um cidadão (nem em potencial).

Se a "Letra da Lei" fosse tão clara e imutável como o Sr. pretende, não haveria necessidade de um Poder Judiciário!

Se o "direito constitucionalmente assegurado à vida" fosse algo mais do que uma ficção piegas, eu teria todo o direito de processar o governo pela morte de meu pai (o fato de ele ter enfartado é apenas uma agravante: o brasileiro também tem "o direito constitucional à saúde")

Sr. Procurador Geral, faça juz a seu título e vá procurar coisa mais importante para se ocupar! E pare de criar "factóides" para aparecer na mídia...

Deu no New York Times...

Salve, Pessoal! Abaixo vai transcrita e traduzida a matéria do pernicioso Larry Rother, publicada no New York Times de hoje.

June 5, 2005

Líder Brasileiro Cai na Defensiva, a Medida em que O Escândalo se Alastra

RIO DE JANEIRO, 4 de junho - Um crescente escândalo de corrupção pôs o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na defensiva e minou o apoio popular a seu governo, justamente quando as manobras políticas preparatórias para a eleição do novo presidente, no próximo ano, estão se aquecendo.

Com uma CPI, agora em andamento no Congresso Brasileiro, e que promete se arrastar por meses, os assuntos legislativos normais ficaram paralisados. Essa parálise ameaça a agenda do Sr. da Silva, que inclui reformas dos Códigos Tributário e Trabalhista, longamente esperadas por grupos de empresários, e leis sobre gastos sociais para benefício dos pobres. Os auxiliares do Sr. da Silva têm tentado atrair os congressistas "em cima do muro" da maneira tradicional, com a distribuição generosa de verbas (o termo usado por Rother foi: pork-barrel money).

O escândalo começou no mês passado, quando o semanário Veja publicou uma matéria de capa detalhando o que é descrito como um esquema de fraudes no serviço nacional de correios. Em uma fita de vídeo que foi repetidamente divulgada pela televisão, um alto funcionário dos correios é mostrado, pedindo a um potencial fornecedor por um suborno, em nome de um dos mais importantes aliados políticos do Sr. da Silva. Ele também alegava que outros funcionários politicamente nomeados em outras agências estatais, também estariam envolvidos em esquemas semelhantes para beneficiar os partidos aliados ao Sr. da Silva.

O sistema político do Brasil é estruturado de forma tal que é virtualmente impossível para um único partido obter uma maioria no Congresso. Para obter a aprovação dos Projetos de Lei, o Partido dos Trabalhadores, do Sr. da Silva, tal como seus antecessores, foi obrigado a formar coalizões com vários partidos menores, cujas ideologias são flexíveis e cujo principal interesse é indicar ocupantes de cargos públicos e outros espólios.

Um deles é o Partido Trabalhista Brasileiro, cuja representação no Congresso praticamente dobrou desde que o Sr. da Silva, um antigo líder sindical, tomou posse em janeiro de 2003. O principal líder desse partido aliado é Roberto Jefferson, a quem as reportagens e os líderes da oposição acusam de ser o principal organizador e beneficiário do esquema de corrupção.

O Sr. Jefferson nega qualquer malfeitoria. Ele também foi defendido pelo Sr. da Silva que, segundo publicou a imprensa brasileira, teria dito: "Digam a Roberto Jefferson que eu estou solidário com ele. Aliança é aliança".

Pesquisas reveladas nesta semana, indicam que o escândalo está afetando tanto a imagem do governo, como a popularidade do Sr. da Silva, que indica uma queda de nove pontos, desde fevereiro. Menos de 40 por cento dos entrevistados expressaram satisfação com o desempenho do governo, e a corrupção foi citada, a frente do crime e da violência, como o mais "vergonhoso" problema social do país.

Com o governo parecendo vulnerável, a oposição, que parecia resignada a uma reeleição do Sr. da Silva, ficou novamente energizada e está demonstrando uma nova agressividade.

"Esse governo está correndo em círculos, como um perú bêbado na Véspera de Natal", declarou, na semana passada, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do Partido Social Democrático Brasileiro, de oposição.

Mesmo alguns dos aliados mais fortes do presidente começaram a falar sobre um governo "desgovernado" e de uma situação que está fugindo ao controle. "Há uma atmosfera de deterioração moral, de perda de esperanças, de indignação individual, ao mesmo tempo", escreveu Ricardo Kotscho, Secretário de Imprensa do Sr. da Silva em seus dois primeiros anos de mandato, em um site da Web no Brasil.

Corrupção não é novidade na política do Brasil. O Presidente Fernando Collor de Mello renunciou, no meio de um processo de impeachment em 1992, depois que foi descoberto que ele tinha um fundo secreto "de campanha" com muitos milhões de dólares. Mas o Sr. da Silva e seu partido são especialmente vulneráveis a esse respeito, porque eles sempre se apresentaram como uma ilha de honestidade em meio a um "mar de lama".

Desde que tomou posse, o Sr. da Silva tem sido atormentado por um caso de corrupção, atrás do outro, começando com o de um assessor apanhado em uma fita de vídeo pedindo contribuições para fundos de campanha de um banqueiro do bicho. Em um caso separado, o Supremo Tribunal, no mês passado, aprovou uma investigação sobre as atividades do Ministro da Previdência Social do Sr. da Silva, que é acusado de fornecer garantias espúrias para tomar um empréstimo em um banco estatal.

A ira popular foi levantada por uma operação policial, no mês passado, em um dos estados mais pobres do país, que enquadrou 29 empresários e políticos, entre eles oito prefeitos de partidos aliados do Sr. da Silva. Esses homens foram acusados de corrupção em conexão com fundos federais destinados à merenda escolar e auxílios à educação, mas que terminou, dizem os promotores, em seus bolsos.

Tendo perdido a batalha para bloquear a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o escândalo, os assessores do Sr. da Silva estão, agora, tentando limitar a abrangência da investigação. Mas os partidos de oposição, sentindo uma oportunidade para diminuir ainda mais a popularidade do governo, estão forçando a barra para investigar outras agências governamentais, inclusive o Instituto de Resseguros do Brasil.

Durante os 20 anos em que o Partido dos Trabalhadores esteve na oposição, ele sempre apoiou várias Comissões Parlamentares de Inquérito. Mas os líderes do Partido reagiram a esta uma, acusando seus opositores de tentarem fomentar um golpe.

"As elites querem derrubar o governo de Lula, o único governo de trabalhadores eleito nas Américas", disse o Senador Aloizio Mercadante, líder do PT no Senado. "É o mesmo que fizeram no Chile e veja no que deu".

Mas este argumento não parece ter ecoado entre os brasileiros comuns. Depois da difusão de outra fita de vídeo incriminadora, mostrando deputados estaduais do remoto estado amazônico de Rondônia, extorquindo o Governador do Estado, que foi ameaçado de impeachment, centenas de pessoas atacaram o prédio da Assembléia Legislativa estadual, em protesto contra a corrupção.

--------------- fim da transcição ----------------------

É sempre bom que eu diga que eu acho esse Larry Rother uma besta! E que esse cretino fala do Brasil, como se não houvesse corrupção no governo americano...

Mas, embora ele misture livremente alhos com bugalhos, está certo quanto ao sentimento de frustração de todos os idiotas (como eu!) que votaram no Lula e no PT para ver se esse país tomava vergonha na cara...


04 junho 2005

Religião e Ciência

"A fé pode ser definida resumidamente como
uma crença ilógica na ocorrência do Improvável"
H. L. Mencken


Salve, Pessoal! Por mais irônica que seja, a colocação de Mencken sobre a fé não poderia ser mais exata. E Religião (a menos que você seja um hipócrita que esfrega lama azul na barriga, para imitar os nativos) é uma questão de fé. Se você não precisa de fé, tanto melhor para você. Como disse Brecht: "Infeliz do povo que precisa de heróis". Se você se sente bem com o Universo e acha que ele não precisa de um "propósito", que tudo que existe é resultado do acaso e, mesmo assim, você se propõe a ser uma pessoa decente, a tratar os outros como você gostaria de ser tratado, a achar que cada ser humano é uma pessoa diferente, mas que merece a mesma consideração, se você se preocupa com o Mundo que você vai deixar para as gerações vindouras, e se procura ser uma pessoa melhor, a cada dia, meus parabéns! E, diga-se de passagem, tenho muito prazer em conhecê-lo!

Porque, para mim, não me importa a mínima se você reza para Buda, Alah, Jeová, Jesus Cristo, Krishna, Oxalá, ou se você nem reza. Para mim, a melhor forma de oração não é ficar entoando louvaminhas ao "Criador": é tratar bem a Criação! Me desculpem os religiosos que enfatizam "o poder da oração", mas eu acho que ficar pedinchando favores aos Deuses, puxando o saco deles e querer que, por conta disso, o acaso conspire a seu favor, é hipocrisia e perda de tempo. Será que você acha que Deus é tão otário quanto o seu pai e que, quando você diz: "eu fiz tudo errado, mas juro que vou fazer certo, na próxima vez", Ele vai acreditar? Ele te conhece, nego. Ele já sabe que você, na primeira oportunidade, vai fazer a mesma besteira de novo.

Do mesmo jeito, se você não faz nada para melhorar sua vida (nem a de seus semelhantes — aí inclusos todos os seres vivos e inanimados dessa Terra), senta no meio-fio e fica reclamando: "Deus não faz nada por mim!...", está errado! Deus faz, sim. Senta a seu lado e faz companhia...

Então, quando me perguntam: "para que serve uma religião?", eu sou obrigado a responder: "religião não é uma utilidade." Não serve para coisa alguma, a não ser para você se sentir uma parte útil do Universo e agradecer esse simples fato! Você acha que isso é pouco? Então vá fazer seu universozinho, você mesmo, e ver no que é que dá...

O que poucos querem se dar ao trabalho de ver é que qualquer religião tem uma íntima relação com magia. A magia, sim: essa tenta viciar os dados para que eles rolem a seu favor. Toda cerimônia religiosa é um ato mágico. A procura da integração com poderes maiores, com o intuito de favorecer o praticante. Mas, se você disser a um Católico que a Comunhão (o ato de ingerir a hóstia) é um ato de canibalismo ritual (você está comendo o corpo de Cristo, para ver se absorve um pouco de sua santidade), ele vai se benzer com o pé esquerdo e jogar um balde de água benta na sua cara, esperando que você desapareça, deixando no ar um cheirinho de enxôfre...

Só que, para conseguir essa integração com os poderes superiores, você tem que estar em sintonia com a freqüência deles. Se não estiver, você vai estar assistindo a um televisor desligado... E todas as religiões que praticam atos de magia branca, pregam a mesma coisa: fraternidade, caridade, justiça, tolerância e o perdão. Os quatro primeiros ítens já são bastante difíceis, mas o último!... Se você se acha incapaz de, pelo menos, tentar esses cinco itens, minha recomendação é que você atire às favas a decência e procure algum culto satanista.

Se você acha que decorar a Bíblia (ou o Torá, ou o Corão) e fingir que acredita em cada bendita letra ali escrita, vai salvar sua alma do inferno, vá em frente! Eu já estou vendo você diante do Juiz, recitando versículo após versículo, enquanto o meirinho celestial fica olhando para o relógio, com cara de poucos amigos... E, quando o Juiz lhe perguntar: "E o que você fez com o livre-arbítrio que lhe foi dado?", você sempre pode dizer: "Ah! Dava muito trabalho pensar com meu próprio cérebro, por isso eu passei a decisão para o Padre (Pastor, Imã, Rabino, Guru, Pai-de-Santo, etc.)". Aí, meu chapa, você vai ouvir o que todo o mundo sabe, nessa vida daqui mesmo, mas finge que não: você pode delegar autoridade, mas não pode delegar responsabilidade!

E o que esta churumela toda tem a ver com ciência? Tudo e nada. Tudo se você é do tipo que acredita textualmente na "letra" do "Livro Sagrado" (como eu sou Umbandista, fica pior ainda: é tudo tradição oral e, como vem de diversas nações africanas diferentes, cada uma com sua própria tradição, é contradição que não acaba mais...), a ciência é uma blasfêmia. Como diz São Paulo (não gosto do Santo, nem da cidade): "Toda a sabedoria humana é loucura aos olhos de Deus". Todo Judeu, Cristão e Muçulmano sabe que:
No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava vazia e nua; e as trevas cobriam a face do abismo; e o espírito de Deus era levado por cima das águas(que águas?).
Deus disse: Faça-se a luz; e fez-se a luz. E Deus viu que era boa; e dividiu a luz das trevas (realmente, um universo pisca-pisca não era "uma solução elegante"). E chamou a luz de dia, e às trevas noite; e da tarde e da manhã (nesta ordem — pudera: Ele ainda não tinha criado os relógios) se fez o dia primeiro.
Disse também Deus, Faça-se o firmamento no meio das águas e separe umas águas das outras águas [vamos parar por aqui...]

Algum teólogo pode me explicar, por favor, quem criou as águas? Aquelas nas quais Deus boiava... Aí, seus cientistas panacas: antes de existir o primeiro fóton que fosse, já as moléculas de H2O estavam por aí... E olha que eu só citei, e de maneira incompleta, os dois primeiros versículos do Gênesis. Eu prefiro a versão na qual Olorum encarregou Oxalá de criar o mundo. Mas Oxalá era bem chegado a um vinho de palmeira e seu irmão sacana, Exu, deixou um jarro bem cheio no caminho de Oxalá. Não deu outra: Oxalá tomou um porre e dormiu. Quando Olorum veio ver se o mundo tinha ficado pronto, Exu ficou com medo, pegou os planos e saiu criando o mundo. Como ele não tinha a mesma habilidade de Oxalá, saiu tudo com um defeitinho. Aí, Olorum percebeu a tramóia e encarregou Oxalá de cuidar do mundo que ele, se fosse menos beberrão, deveria ter criado. Só que a primeira oferenda tem que ser feita a Exu, senão ele bagunça tudo mais ainda (afinal, Oxalá é o Engenheiro Responsável, mas o Mestre-de-Obras foi Exu; ele é quem sabe onde estão os defeitos...)

Mitos são isso: historinhas bonitinhas para "explicar" aquilo que nós não conhecemos a explicação. Tão úteis como Papai Noel e o Coelinho da Páscoa. Ou como o Passarela ser técnico de time brasileiro. Serve para enganar trouxa, ou a torcida do Corinthians (droga! eu estou me repetindo...). Aliás, essa é a diferença do cientista e do místico: o cientista, quando não sabe algo, vai observar e experimentar (se bem que alguns que usam esse galardão, vão mesmo é montar um modelo matemático que comprove seu "achismo"...); o místico, inventa uma historinha e "explica" qualquer coisa, com "poderes ocultos", mistérios e dogmas ("É assim, porque Deus me disse, pessoalmente, em uma carta, com firma reconhecida, que eu não posso mostrar para vocês, ímpios, que é assim, e quem não acreditar vai para o Inferno, se não for para a fogueira antes!").

Será que a desmistificação dos mitos invalida a crença em que o Universo tem um propósito e que nós, seres humanos, temos um papel a desempenhar nesse propósito? Eu acho que não. Por outro lado, propor que a ciência se ocupe em "provar" a existência ou não-existência desse propósito é uma tolice. A ciência tem que se ocupar com aquilo que existe (ou seja, que pode ser medido, pesado ou contado, mesmo que indiretamente). Um Criador de tudo o que existe (os buddhistas não acreditam em um Criador: para eles o Universo todo é uma ilusão "impermanente") teria, necessariamente, que estar, pelo menos em parte, fora do Universo. Então, quando um ateu me diz: "Deus não existe!", eu dou plena razão a ele; o "Deus" que eu aceito, transcende a noção de "existência". Se o Universo for ℵn, Deus será ℵ.

Se eu acredito em milagres: claro! Só que minha definição de milagre é: uma seqüência de eventos de baixíssima probabilidade, em uma ordem de ocorrência de baixíssima probabilidade. E, para acabar de vez com a discussão, eu me recuso a acreditar que um Criador de um Universo tão sutil e com regras tão abrangentes, fosse ficar quebrando essas regras, só para extasiar uns caipiras de um planetinha de trampa, da periferia de uma galáxia medíocre, só para receber elogios e sacrifícios. E, para chatear os crentes na Bíblia, o Levítico me parece direitinho um livro de receitas de Ebós. E, do jeito que Jeová gostava de um Injé (sangue sacrificial), parece que os hebreus e os africanos têm, ambos, razão: quem criou o mundo foi Exu. Laroiê!

Enquanto isso, no Bra$il

Notícias de "O Globo" de hoje


Rio, 04 de junho de 2005 Versão impressa

Abrindo a torneira

Valderez Caetano

BRASÍLIA



O resultado do Produto Interno Bruto (PIB, total de riquezas produzidas no país) no primeiro trimestre — que revelou desaceleração da economia e freio nos investimentos — e a crise política detonada pela CPI dos Correios sacudiram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que articulou estratégia para mostrar à sociedade que o governo não está parado. Ele exigiu dos seus
ministros desengavetamento dos projetos até agora parados por falta de verbas. Só nos últimos dois dias o governo decidiu liberar recursos que já chegam a R$ 17 bilhões para as áreas de agricultura e estradas [...]


Rio, 04 de junho de 2005 Versão impressa

Lucro dos bancos cresce quase 50% com tarifas, juros altos e mais crédito

Enio Vieira


BRASÍLIA. Os bancos brasileiros lucraram 49,53% mais no primeiro trimestre de 2005, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo relatório do Banco Central (BC) sobre o sistema financeiro, os lucros bancários subiram de R$ 5,560 bilhões para R$ 8,314 bilhões. O crescimento foi ainda mais forte entre as 50 maiores instituições financeiras (Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, entre elas), que assaram de um lucro total de R$ 4,043 bilhões nos primeiros três meses de 2004 para R$ 6,216 bilhões neste ano. A melhora no resultado veio principalmente do crédito e de tarifas com serviços. [...]


Enquanto isso,


Governo descarta dar aumento para grevistas

Valderez Caetano e Demétrio Weber


BRASÍLIA. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, descartou ontem a possibilidade de dar reajuste aos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em greve desde anteontem por aumento salarial de 18,86%. Paulo Bernardo disse que o governo precisa dar resposta a outras categorias, como a dos militares e dos funcionários do Ministério da Cultura, estes últimos em greve há cerca de dois meses.[...]


Eu espero que esse papo de reajuste para os militares e funcionários do MinC, não seja só desculpa de aleijado...


Mas, pombas: quem já teve o desprazer de entrar em um Posto do INSS sabe que os funcionários têm razão: são poucos, mal pagos e ouvem todas as xingações dos que não são atendidos por causa da própria estrutura do INSS, que é feita para dificultar ao máximo a concessão de "Benefícios" (como se dar aquilo que o Cidadão tem direito, fosse "benefício"...)

03 junho 2005

Ídolos de Bacon

Salve, Pessoal! Na última matéria publicada pelo Daniel em seu BLOG, ele, com justificável orgulho, cita a lista das dez pessoas mais influentes do último milênio, mostrando que 5 delas são cientistas.

Em minha reles opinião, eu chutaria da lista o eminente William Shakespeare e incluiria Sir Francis Bacon (e o número de cientistas subiria para seis).

Mas o que me irritou na tal listinha, feita por Arthur M. Schlesinger Jr. (citado pela WikiPedia como "ganhador do prêmio Pulitzer e historiador "de segunda geração") foi exatamente a Influência dos Ídolos de Bacon, sobre o autor da nefanda listinha. Como bom anglófono, o laureado (por americanos) "historiador de segunda-geração" põe Shakespeare à frente de todos os demais escritores e dramaturgos de todas as outras culturas. Igualmente, quando chega ao campo da biologia e medicina, ele coloca (em décimo lugar) o inglês Wlliam Harvey (que foi o primeiro a descrever o Sistema Circulatório do Sangue no corpo humano) à frente de Louis Pasteur (que descobriu os microorganismos, o que realmente foi a maior revolução na Medicina, depois de Paracelso).

E, evidentemente, se houvera um político na lista, tinha que ser Abraham Lincoln! Bom, você pode até não gostar deles, mas Karl Marx & Friederich Engels, bem como Adolf Hitler foram muito mais influentes do que o porcaria do Lincoln! O próprio Mao Tse Tung influenciou muito mais pessoas do que o velho Abe... E, se personagens discutíveis não valem, Mahatma Ghandi foi muito maior do que Lincoln.

Francamente, o que mais esperar de um povinho que chama seus campeonatos nacionais de baseball de World Series (= "Campeonato Mundial")?

Abre o olho Daniel!... Cuidado para o Ídolo do Mercado não apanhar você!...

02 junho 2005

A "Grande Unificação das Teorias" aka "GUT"

Salve, Pessoal! Essa eu encontrei no BLOG de Sean Carroll, o Preposterous Universe, que dá como fonte The Poor Man. Não aguentei e tive que traduzir:

A unificação Sombria

Eu entendo que está ficando cada vez mais difícil diferenciar — então, só para esclarecer as coisas, o que aparece abaixo é, na verdade, uma paródia, cortesia do The Poor Man. [...]

GOLDBERG VS. WEINBERG, PARTE XXIII [Jonah Goldberg]

Eu sei que todo o mundo já deve estar farto de ouvir sobre o assunto, e, a julgar pelos emails que estou recebendo, fica bem claro que eu obtive um KO nessa questão, mas eu simplesmente tenho que publicar este último email:

Na qualidade de alguém que vem colecionando figurinhas de Star Wars por mais de duas décadas, deixem-me dizer que o Professor Steven Weinberg é, claramente, um idiota e não faz a mais leve idéia do que está falando, quando se trata de física teórica: Não existem quatro forças fundamentais da natureza no Modelo Padrão, como ele arrogantemente afirma. Existe somente A Força, que tem um lado luminoso e um lado sombrio — mas, como nós aprendemos na clássica novela Os Lordes Sith do Último Jedi, esses lados são somente enfoques diferentes de uma mesma coisa. Então, eu não sei porque ele fica resmungando sobre "campos gauge" ou seja lá o que for, já que todo o mundo sabe que nós já descobrimos uma teoria unificada dA Força, a muito, muito tempo. No entanto, como se espera de um típico covarde liberal, ele prefere se esconder atrás das montanhas de títulos, honrarias profissionais e pequisas fundamentais, ao invés de discutir a verdade dos fatos.



E, como eu comentei no Preposterous Universe, aposto que os próximos episódios da Saga Guerra nas Estrelas vão acabar propondo alguma pequena variação do tema Intelligent Design financiado e produzido pela Templeton Foundation... É só esperar...

01 junho 2005

Enquanto isso, no BRA$IL...

Mais duas notícias de O Globo on-line de hoje:

Lula: Economia vai surpreender em 2005

Presidente assegura que não recorrerá a pacotes: 'Não é porque vamos ter eleição daqui a um ano e meio que vamos tomar uma medida populista'

Será que ele acredita no que está dizendo? Será que ele acredita que alguém acredita? [...não precisam responder; as perguntas são meramente retóricas...]

Enquanto isso:

Inadimplência cresce e valor da dívida também

Estudo leva em conta cheques devolvidos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos, varejo, administradoras de cartões e financeiras. Estagnação da renda, inflação e alta de juros são algumas das explicações da Serasa para crescimento frente a abril do ano passado.

As mães do Meirelles e do Palocci, vão muito bem, obrigado!... [e não são nada disso que vocês estão pensando...]

Eu só não acerto a Mega-Sena...

Da série, "eu bem que falei..." Duas notícias publicadas na edição on-line de O Globo de hoje:

FH diz que política de Lula 'é para inglês ver'
Ex-presidente critica política externa do governo dizendo que empenho com os países mais pobres tem segundas intenções

Garotinho e Rosinha recuperam direitos políticos com novo efeito suspensivo

Decisão no mês passado havia deixado a governadora do Rio e secretário estadual de Governo inelegíveis por três anos

Sobre a primeira, diga-se que é bem um caso de "O roto falando do esfarrapado e o sujo, do mal lavado"... Se alguém deveria ter vergonha na cara e não falar da política terceiro-mundista do Lula, este alguém é exatamente o FH. Mas, que é verdade, é!...

Sobre a segunda, também não é uma decisão irrecorrível: apenas uma liminar, dada por um Desembargador. Cadê a Associação dos Magistrados do Brasil? Vai fazer um ato público de repúdio conta o Desembargador? Vai emitir alguma Nota Oficial? Vai é porra nenhuma! nada...