22 outubro 2007

O Diabo nem sempre veste "Prada"... 2

E, como "filho feio não tem pai", agora Policial nega ter ordenado tiros em Jean Charles... Segundo a BBC: Em depoimento durante o julgamento das ações da polícia no caso, Cressida disse ter ordenado que os policiais armados que participaram da ação "parassem" Jean Charles – e acrescentou que, nos círculos policiais britânicos, o termo significa "deter" ou "confrontar".

Peraí!... Foram oito tiros na cabeça de Jean Charles, fora os outros quatro que erraram... quase matam também o outro policial, desarmado, que estava agarrado a Jean Charles... E a "investigação" da "Independent" Police Complaint Comission (as aspas são minhas) já inocentou os assassinos que deram os tiros...

Enquanto isso, em um artigo escondidinho na edição do The Sunday Times:

Do The Sunday Times
21 de outubro de 2007


Policiais Graduados se revoltam com o bônus para o Chefe Metropolitano

Por David Leppard

SIR Ian Blair está encarando uma revolta de seus subordinados mais antigos na Scotland Yard depois que ele procurou ganhar um bônus por bom desempenho no valor de £25.000, enquanto a força continua enrolada em processos criminais sobre o assassinato [nota do tradutor: eles usam o termo neutro "shooting" - eu chamo de assassinato, mesmo...] de um brasileiro inocente.

Neste fim de semana até os colegas anteriormente leais a ele [Blair] condenaram seu comportamento como “extraordinário” [leia-se: "inconcebível"]. Eles o acusaram de ser “egocêntrico” e de falta de critério.

O comissário da Polícia Metropolitana, cujo salário no ano passado foi de £228.000, escreveu uma carta irada a seu segundo-em-comando, Paul Stephenson, efetivamente acusando-o de deslealdade, depois que descobriu que ele formalmente dispensou o seu bônus.

A decisão de Stephenson de declinar do bônus, de maneira formal perante à Metropolitan Police Authority, é apoiada por vários colegas em cargos de chefia que acreditam que a "bronca" levanta questões sobre o discernimento de Blair.

Um declarou que o comissário estava “fora de si” por permitir que fosse conhecido que ele aceitaria um bônus que seria um desastre de Relações Públicas quase certo.

Blair e Stephenson, os dois policiais mais graduados da Grã-Bretanha, tiveram uma séria discussão no início deste mês, após Stephenson questionar o desejo de Blair em procurar um bônus, enquanto a força está em julgamento sobre o assassinato de Jean Charles de Menezes a dois anos.

Dizem que os dois policiais graduados “virtualmente pararam de falar um com o outro” depois da contenda e dizem que Stephenson ficou chocado e “profundamente magoado” pelo tom hostil da confrontação.

O "racha" acendeu os rumores de uma crise de liderança, com sérias implicações em como a força irá se portar frente à ameaça de novos ataques terroristas.

A "Met" declarou: “A cada ano, tanto o comissário como seu segundo em comando são elegíveis para um bônus no pagamento. Esta questão foi discutida e ambos (...) decidiram não se apresentarem como merecedores de um bônus no pagamento, este ano. Eles continuam a gozar de um relacionamento profissional robusto.”

Ou seja... A incompetente da Cressida Dick (êita nome mais infeliz!...) "paga o pato" e o incompetente, mentiroso, cara-de-pau, criminoso, FDP do Yan Blair ganha um bônus em dinheiro!...

Se isso é "civilização", eu fico com nossas "Tropas de Elite" tupiniquins: BOPE, ROTA, CORE, etc. Pelo menos, são mais baratinhos...

2 comentários:

Carlos Hotta disse...

O problema das "tropas de elite" é que todos falam que terrorista, traficante, etc. têm é que morrer e ser torturado e tal mas se esquecem que inocentes sempre acabam sendo atingidos no processo.

João Carlos disse...

Não nego isso, Carlos. Eu - pessoalmente - acho uma irresponsabilidade criminosa botar um FAL na mão de um PM. O tiro desse fuzil é mortal até 3 km de distância e, em áreas edificadas, o ricochete é tão ou mais mortífero que um tiro direto.

Acontece que inocentes sempre pagam o pato! Seja o innocent bystander, seja a vítima de assalto que, mesmo sem reagir, leva um tiro do bandido que quer só "ver de que lado cai o cristão"...

"Tropas de Elite" não são "solução" para coisa alguma (a não ser para guerras). A "solução" passa pela erradicação da miséria, na igualdade de oportunidades, etc.

Minha argumentação tem a ver com a falsa noção de que os europeus são mais "civilizados" do que os tupiniquins.