11 setembro 2007

A ameaça do Crime Organizado

Não... Eu não vou falar da "versão brasileira do Trem-Bala", nem do Congresso Nacional... A coisa é mais séria do que parece. Olhem só esta notícia do "The Guardian":

Bilhões de dólares em propinas são pagos anualmente, vão para os bolsos de funcionários públicos nos países ricos

Julian Borger, editor diplomático
Quarta-feira, 12 de setembro de 2007
The Guardian


O crime organizado internacional se transformou em um monstro de 2 trilhões de dólares que ameaça perverter a democracia por todo o mundo e alimenta níveis já perigosos de desigualdade global, alerta um recente estudo.

Enquanto o mundo se torna mais rico, o incansável crescimento do crime organizado emerge como um dos maiores riscos para o futuro do planeta, ombreando com o aquecimento global e a escassez de água potável, de acordo com a pesquisa "Estado do Futuro", realizada pela Federação das Associações das Nações Unidas.

Os ganhos anuais das quadrilhas de criminosos por todo o mundo são aproximadamente iguais ao PIB da Grã-Bretanha, ou duas vezes o orçamento mundial para defesa. Metade dessa quantia é paga como propina, o que tende a tornar os ricos e poderosos cada vez mais prósperos.

As 225 pessoas mais ricas do planeta, atualmente, ganham o mesmo que os 2,7 bilhões dos mais pobres, o que equivale a 40% da espécie humana, afirma o relatório. E, embora a democracia esteja em alta, com quase metade da população do mundo vivendo, atualmente, em sistemas democráticos, ela corre o risco de ser demolida por uma cultura de propinas.

"As implicações que o mundo tem que compreender, é que decisões governamentais podem ser compradas e vendidas", afirma Jerome Glenn, chefe do projeto do milênio das Associações e um dos autores do relatório. "O que acontece se o crime organizado decidir que, em vez de comprar e vender cocaína ou heroína, vai comprar e vender decisões governamentais? Isto é uma ameaça à democracia".

Contrariamente ao estereótipo da "banana republic", somente uma pequena parte das propinas políticas, pagas todos os anos, vão para os funcionários públicos no mundo em desenvolvimento. O relatório, publicado nesta semana, afirma que "a vasta maioria das propinas são pagas a pessoas nos países mais ricos" onde a tomada de decisões é "vulnerável a vastas somas de dinheiro".

Grande parte da renda, mais de 520 bilhões de dólares, que flui através do mercado negro mundial, vem de falsificações e pirataria. O tráfico de drogas é o segundo maior ganhador, com um movimento estimado em 320 bilhões de dólares. O tráfico de pessoas é uma indústria pequena, em comparação, com um valor abaixo de 44 bilhões de dólares, mas que pode ser tido como o mais pernicioso. De acordo com a ONU, cerca de 27 milhões de pessoas se encontram em situação de escravidão, muito mais gente do que na época do pico do comércio de escravos africanos. A maioria das vítimas, desta vez, são mulheres asiáticas.

O relatório diz: "A violência dos homens contra as mulheres continua a causar mais vítimas do que as guerras, hoje em dia". Uma em cinco mulheres em todo o mundo será vítima de estupro ou tentativa de estupro durante sua vida. A situação é tão ruim que as escolas deveriam ensinar artes marciais às meninas para auto-defesa, diz o relatório.

"Nós temos Departamentos de Defesa, por todo o mundo, protegendo as pessoas. Qual é o Departamento que defende as mulheres?" pergunta o Sr Glenn.

A pesquisa, entretanto, afirma que, para a maioria das pessoas, o mundo está se tornando "um lugar melhor" e deve continuar melhorando na próxima década, com o crescimento da renda, expectativa de vida e acesso à saúde e à educação.

A economia global cresceu 5,4% em 2006, ganhando longe do crescimento populacional de pouco mais do que 1%. "Mantida esta taxa, a pobreza mundial será cortada pela metade entre 2000 e 2015, alcançando a meta de desenvolvimento da ONU para a redução da pobreza global, exceto na África sub-Sahariana", prediz o relatório.

De acordo com a OMS, a expectativa de vida média no mundo deve crescer de 48 anos, para os nascidos em 1955, para 73 anos, para os nascidos em 2025.

Paz

E, a despeito das contínuas atrocidades no Iraque, Afeganistão e Darfur, o mundo está se tornando, de modo geral, um lugar mais pacífico, de acordo com o relatório. Na África, o número de conflitos caiu de 16 em 2002 para apenas 5 em 2005.

Misturando todos esses dados em uma medida geral de bem-estar, os autores do relatório derivaram um índice para o futuro. Ele se inclina, de maneira reconfortante, para cima pelos próximos dez anos, mas as principais ameaças a este otimismo parecem vir de efeitos como níveis de miséria, aquecimento global, falta de água e o crime organizado. Este último pode ser o mais perigoso, por causa de sua capacidade de subverter a tomada de decisões e porque existem poucas iniciativas internacionais combinadas para combater esta ameaça.

"Está na hora de uma campanha internacional de todos os setores da sociedade para desenvolver um consenso global para ação contra [o crime organizado transnacional] que chegou a um ponto onde sua crescente influência interfere com a capacidade dos governos agirem" , diz o relatório.

Nele se aponta o fato de que a estimativa global de entre 13 e 15 milhões de futuros órfãos criados pela AIDS representam uma gigantesca fonte de "soldados" em potencial para as quadrilhas de criminosos. "Não há nada que possa deter isso", diz o Sr Glenn.

"Não há qualquer estratégia global".

Em números

211 milhões: O número global de pessoas afetadas por desastres naturais a cada ano

225: O número de pessoas cuja renda é a mesma dos 2,7 bilhões de pessoas mais pobres

18%: Proporção de analfabetos, comparados com os 37% em 1970

1 em cada 5: Proporção de mulheres que serão vítimas de estupro ou tentativa de estupro

US$1.000.000.000.000: O custo da corrupção mundial em 2006



Precisa falar algo mais?...

Nenhum comentário: