10 setembro 2007

Mais más notícias vindas dos mares

Através do EurekAlert, uma notícia da Instituição Oceanográfica Woods Hole alerta sobre os efeitos da chuva ácida sobre o ambiente dos mares. (Não vou transcrever na íntegra, apenas destacar alguns parágrafos importantes).

Chuva ácida tem um impacto desproporcional nas águas costeiras

A liberação de Enxofre e Nitrogênio na atmosfera por usinas de energia e atividades agrícolas desempenham um papel menor em tornar os oceanos mais ácidos em escala global, mas o impacto é grandemente ampliado nas águas mais rasas das costas dos oceanos, de acordo com nova pesquisa realizada por químicos atmosféricos e marinhos.

A "acidificação" dos oceanos ocorre quando compostos químicos, tais como Dióxido de Carbono, Enxofre ou Nitrogênio se misturam às águas do mar, um processo que diminui o pH e reduz a armazenagem da Carbono.

A acidificação dos oceanos prejudica a capacidade de organismos marinhos, tais como ouriços do mar, corais e certos tipos de plancton, de reclher Carbonato de Cálcio para produzir suas cascas exteriores duras ou "exoesqueletos". Esses organismos fornecem alimento e habitat essencial para outras espécies, de forma que sua destruição pode afetar ecossistemas oceânicos inteiros.

(para ler a íntegra da notícia em inglês e ver os gráficos, use o link do título do artigo)


************************

Por enquanto, as conseqüências mais notáveis estão restritas ao Hemisfério Norte, onde o carvão ainda é o principal combustível para termoelétricas. Pelo jeito, as queimadas no Hemisfério Sul, ainda não conseguiram atingir a grau de poluição atmosférica do Norte Industrializado. Até quando?... Ninguém sabe.

Nenhum comentário: