29 outubro 2007

Cabelos ruivos...

Olha só a "pérola" que eu encontrei no EurekAlert!...

Cabelos Ruivos e Sardas...

Estudos genéticos mostram que alguns Neanderthals podem ter tido cabelos ruivos ou louros e pele de cor mais clara


Os remanescentes fósseis dos Neanderthals pintam um quadro incompleto; eles não podem nos dizer algo sobre suas capacidades cognitivas ou nos dar detalhes sobre suas aparências. Desde que os cientistas da equipe de Svante Pääbo do Insituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, em Leipzig, começaram a olhar para dentro do DNA dos Neanderthals, fizeram algumas novas e surpreendentes descobertas. Ainda na semana passada, os cientistas de Leipzig publicaram sua descoberta da variante do gene humano FOXP2 em nossos parentes mais próximos. E agora eles revelaram outro detalhe interessante: ao menos um porcento dos Neanderthals na Europa podem ter tido cabelos ruivos, de acordo com um relatório dos pesquisadores que trabalham com Carles Lalueza-Fox na Universidade de Barcelona, Holger Römpler na Universidade de Leipzig e Michael Hofreiter no Instituto Max Planck em Leipzig, na edição online da Science (Science Express, 25 de outubro de 2007).

Fig.: Neanderthals ruivos e homens modernos, cara a cara.

Imagem: Knut Finstermeier, Instituto Max Planck para Antopologia Evolucionária; original da reconstituição do Neanderthal: Reiss Engelhorn Museums, Mannheim

Uma revista de modas perguntou recentemente qual ia ser a cor da moda para os cabelos neste ano, profetisando uma extraordinariamente grande quantidade de homens e mulheres com cabelos ruivos pelas ruas. Tendo em vista a ganhadora do "Germany's Next Top Model", Barbara, do popular reality show com esse nome, a revista declarou que "ruivo ia ser o novo louro"! Na verdade, somente dois por cento da população mundial (e da população germânica têm cabelos naturalmente ruivos - causados por uma mutação no gene mc1r. A mudança resultante na proteína que ele controla faz com que as pessoas que tenham esta mutação tenham feomelanina no lugar da melanina escura em seus pele, cabelos e olhos. Isto lhes dá uma pele muito mais sensível e clara, e, em muitos casos, montes de sardas.

Os cientistas do Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária, em colaboração com seus colegas nas Universidades de Leipzig e Barcelona descobriram, agora, que um por cento dos Neanderthals na Europa tinham cabelos ruivos - e definitivamente não eram tingidos. Os pesquisadores rastrearam a cor dos cabelos dos Neanderthals por meio da análise genética: primeiro, eles tentaram multiplicar um pedaço do gene mc1r de um extrato de DNA de Neanderthal. Ao fazer isto, eles encontraram uma variante que jamais tinha sido observada em humanos modernos.

Graças a uma série de testes complexos, os biólogos moleculares foram capazes de eliminar a possibilidade de que as amostras experimentais, contendo a variante, pudessem ter sido contaminadas com DNA humano moderno, ou fosse um resultado aleatório, causado por DNA danificado ou por erros de PCR (PCR, ou polymerase chain reaction, é um processo para multiplicar DNA). Testes funcionais mostraram, então, que esta variante é muito menos ativa do que a variante humana normal. "Variantes genéticos com atividade reduzida similarmente são igualmente conhecidos no homem moderno - embora sejam um resultado de outras mutações," afirma Michael Hofreiter. "Nas pessoas, elas levam a cabelos ruivos. Portanto, podemos presumir que parte da população Neanderthal pode ter tido cabelos ruivos ou de cores claras e, possivelmente, até uma pele mais clara," de acordo com o paleoantropologista.

Se os cabelos ruivos entre os Neanderthals era considerado paticularmente erótico, ou mais uma aberração é algo que, é claro, os cientistas não podem dizer.
Trabalho original:

Carles Lalueza-Fox, Holger Römpler, Michael Hofreiter et al.
A melanocortin 1 receptor allele suggests varying pigmentation among Neanderthals.
Science, 25 de outubro de 2007


Ora, ora, quem diria?... Seria interessante saber o que neo-nazistas e outros racistas teriam a dizer sobre o assunto...


3 comentários:

Lucia Malla disse...

Vc vai dar risada de mim... mas eu nunca soube pq os ruivos são ruivos, embora me intrigasse o fato dos cabelos vermelhos. Uma dessas coisas q vc diz: depois eu olho em casa, e nunca olha. Obrigada por me dar essa informação: é a feomelanina.

Q legal.

Carlos Hotta disse...

Eu achei demais a montagem feita na imagem.

Será que tem humanos ruivos devido ao folclórico cruzamento interespecífico de Neanderthais e humanos?

João Carlos disse...

Lúcia:

Você acha que eu ia rir de você?... Entaõ, me pergunte o número do meu próprio celular... :)

Carlos:

Eu confesso que não comentei isso de propósito... Pelo que eu sei, as espécies não são intercruzáveis (o máximo que você poderia obter seria um híbrido). Mas, com toda essa lenga-lenga sobre a "supremacia da 'Raça' Branca", é uma trouvaille descobrir (e o melhor!... foram alemães que descobriram!...) que "imitações de humanos" (como os nazistas chamavam as etnias que julgavam "inferiores") podiam ser louros e até mesmo ruivos.