13 novembro 2007

Corais a perigo

Via EurekAlert, mais uma notícia alarmante...


Professor da Universidade de Tel Aviv descobre que o Aquecimento Global está derretendo os corais macios

A extinção dos corais pode significar uma catástrofe mundial com impacto sobre todas as formas de vida marinhas e terrestres

O professor da Universidade de Tel Aviv University Professor Hudi Benayahu (e alunos), chefe da Escola Porter de Estudos ambientais da UTA, descobriu que os corais macios, uma parte integrante e importante dos ambientes dos recifes, estão simplesmente se derretendo e se perdendo. E o Prof. Benayahu acredita que isso pode significar uma catástrofe marinha global.

Portrait: Hudi Benayahu
Prof. Hudi Benayahu

O stress ambiental, declara Benayahu, está danificando o relacionamento simbiótico entre os corais macios e as microscópicas algas simbióticas que vivem em seus tecidos. Não há dúvida de que o aquecimento global é o responsável, alerta o biólogo marinho, explicando que esta relação simbiótica é a chave para a sobrevivência da maior parte dos corais macios.

Os corais macios auxiliam a manter a saúde e o equilíbrio dos ecossistemas dos recifes e dão proteção a vários animais, tais como “Nemo”, o famoso peixe palhaço do filme de Walt Disney. Eles também são uma rica e promissora fonte de drogas capazes de salvar vidas, contra o câncer e outras doenças infecciosas mortais.

Declara o Prof. Benayahu, “É tarde demais. Nós agora já perdemos o barco em achar alguns fármacos chave. Existe uma grande lacuna em nosso conhecimento de corais macios em ambientes de recifes e, com o ritmo de extinção, nós perdemos certas espécies para sempre.”

Nós podemos jamais recuperar certas drogas terapêuticas e os humanos não podem viver com uma extensa extinção da vida marinha, aponta ele. A vida como a conhecemos não poderá existir se o ambiente marinho, um importante produtor de oxigênio, continuar a seguir este caminho.

Diferentemente de seus "primos" mais rígidos, os corais macios não têm exoesqueletos calcificados para protegê-los. Quando eles morrem, acabam de uma vez, deixando nenhum vestígio de sua existência. Nos lugares onde os corais macios eram encontrados, em 50 a 60% dos locais de estudo do Prof. Benayahu por todo o mundo, poucos anos depois somente cerca de 5% permanecem.

Benayahu at Work
Prof. Benayahu trabalhando

No início deste ano, o Prof. Benayahu observou um recife de corais macios japonês, “Havia um maciço desaparecimento de corais macios. Você nem pode imaginar que se trata do mesmo lugar. Apenas dois anos se passaram e toda a área estava deserta, sem vida."

Mas ainda há esperanças. O Prof. Benayahu recentemente retornou de Phuket, Tailândia, onde ele ministrou um workshop de treinamento para estudantes da biologia dos corais macios. Futuros biólogos marinhos de países tais como Austrália, China, Índia, Malásia, Israel e Tailândia participaram. O workshop tinha a intenção de aumentar a atenção para o que pode vir a ser uma catástrofe ambiental global.

“Eu espero que esses jovens cientistas usem o que aprenderam para entender melhor como eles podem salvar os corais macios em seus países de origem,” declara o Prof. Benayahu, que também é um professor de biologia marinha no Departamento de Zoologia da Universidade de Tel Aviv.

Com mais de 35 anos de experiência na área, o Prof. Benayahu é um dos poucos experts mundiais que devota sua vida à taxonomia, ecologia e biologia de corais macios. Ele descobriu dúzias de novas espécies de corais macios ao longo da região Indo-Pacífico e ele cuidadosamente estuda, com seus estudantes, o papel dessas espécies no ambiente dos recifes. Ele recebeu numerosos financiamentos para apoiar seu trabalho, inclusive um da National Geographic Society para estudar a vida marinha e corais macios em restos de naufrágios.

O Prof. Benayahu recebeu tanto o grau de Mestrado como o de Ph.D. em biologia marinha na Universidade de Tel Aviv. Em 1982 ele realizou treinamento pós-doutoral em museus de história natural pela Europa, bem como um ano na Florida International University (Florida). Desde 1987 ele é um Professor do Departamento de Zoologia da UTA e já publicou mais de 125 artigos referendados.

Sinularia
Sinularia, um coral macio comum encontrado nos recifes. A foto mostra uma colônia que, sofrendo com as altas temperaturas, perdeu parcialmente suas algas simbióticas e está em perigo de desaparecer.

Xenia
Cladiella, outro coral macio encontrado nos recifes. Tal como a foto da esquerda, esta foto mostra uma colônia que, sofrendo com as altas temperaturas, perdeu suas algas simbióticas e está em risco de desaparecer.


Só um comentário, en passant... A vida no Planeta Terra já se recuperou de coisas piores (vide "Oceanos Tóxicos?"). Já da espécie humana não se pode afirmar a mesma coisa...

Nenhum comentário: