01 dezembro 2007

Que raios de ensino é esse?...

Uma notícia publicada em "O Globo" de hoje mostra a que ponto chegamos no sucateamento da educação no Brasil:


Estudo do MEC revela que 70% dos professores de ciências não têm formação na área

RIO - Um estudo do Ministério da Educação (MEC) revela que sete em cada dez professores de ciências das escolas no Brasil não têm formação específica para lecionar a disciplina. A maioria fez faculdade em outra área e alguns não têm sequer diploma universitário. O problema se agrava entre os professores de física: 90% e 86% deles, respectivamente, não concluíram o curso apropriado. A pesquisa foi feita com base em dados de 2003 para turmas de 5ª a 8ª série do ensino fundamental (ou 6º ao 9º ano, onde o ensino fundamental dura nove anos). A projeção terá uma atualização em breve, quando o MEC concluir o novo Censo Escolar (Educacenso).

Especialistas avaliam que a má formação dos professores seja uma das principais causas do fraco desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que deixou o Brasil em 52º lugar entre 57 países avaliados . O estudo, coordenado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi divulgado foi divulgado na última quinta-feira.

A capacitação inadequada dos professores aliada à falta de infra-estrutura para aulas práticas e experimentação nas escolas também foram apontadas por especialistas como causas que contribuem para o fraco desempenho dos alunos e os resultados do ensino brasileiro. O secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diretor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Adalberto Cardoso, considera que o país não deixa a desejar apenas no ensino de ciências, mas em 'toda a educação fundamental'.



(A notícia prossegue...)


Vou me permitir grifar o início da matéria: (...) sete em cada dez professores de ciências das escolas no Brasil não têm formação específica para lecionar a disciplina. A maioria fez faculdade em outra área e alguns não têm sequer diploma universitário. O problema se agrava entre os professores de física: 90% e 86% deles, respectivamente, não concluíram o curso apropriado.

Agora, eu pergunto: de que adianta matricular um monte de crianças em escolas que não têm professores capacitados? Fica muito bonitinho nas estatísticas: "trocentos por cento das crianças em idade escolar freqüentam escolas"... E não aprendem chongas!

O governo finge que ensina, as crianças brincam de "ir à escola", o IDH do país cresce e o governo faz propaganda... E os brasileiros continuam ignorantes com um "canudo" que não vale o papel onde foi escrito.

"... E cosi, male il Brazile vá..."

Atualizando: O Adilson publica uma matéria com base na mesma notícia, no seu "Por dentro da ciência": O nosso ensino de Ciências continua ainda muito precário.

Nenhum comentário: