03 junho 2005

Ídolos de Bacon

Salve, Pessoal! Na última matéria publicada pelo Daniel em seu BLOG, ele, com justificável orgulho, cita a lista das dez pessoas mais influentes do último milênio, mostrando que 5 delas são cientistas.

Em minha reles opinião, eu chutaria da lista o eminente William Shakespeare e incluiria Sir Francis Bacon (e o número de cientistas subiria para seis).

Mas o que me irritou na tal listinha, feita por Arthur M. Schlesinger Jr. (citado pela WikiPedia como "ganhador do prêmio Pulitzer e historiador "de segunda geração") foi exatamente a Influência dos Ídolos de Bacon, sobre o autor da nefanda listinha. Como bom anglófono, o laureado (por americanos) "historiador de segunda-geração" põe Shakespeare à frente de todos os demais escritores e dramaturgos de todas as outras culturas. Igualmente, quando chega ao campo da biologia e medicina, ele coloca (em décimo lugar) o inglês Wlliam Harvey (que foi o primeiro a descrever o Sistema Circulatório do Sangue no corpo humano) à frente de Louis Pasteur (que descobriu os microorganismos, o que realmente foi a maior revolução na Medicina, depois de Paracelso).

E, evidentemente, se houvera um político na lista, tinha que ser Abraham Lincoln! Bom, você pode até não gostar deles, mas Karl Marx & Friederich Engels, bem como Adolf Hitler foram muito mais influentes do que o porcaria do Lincoln! O próprio Mao Tse Tung influenciou muito mais pessoas do que o velho Abe... E, se personagens discutíveis não valem, Mahatma Ghandi foi muito maior do que Lincoln.

Francamente, o que mais esperar de um povinho que chama seus campeonatos nacionais de baseball de World Series (= "Campeonato Mundial")?

Abre o olho Daniel!... Cuidado para o Ídolo do Mercado não apanhar você!...

Nenhum comentário: